Cabo Verde cria fundo para construção de infraestruturas de água e saneamento


19 de Fevereiro de 2017, ás 12:33 escrito por UE-CPLP



O governo de Cabo Verde criará, ainda em 2017, um fundo destinado ao financiamento de obras para construir infraestruturas de abastecimento de água e saneamento no país. 

A informação foi anunciada pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, durante evento na capital cabo-verdiana, Praia, em 25 de janeiro.

Segundo afirmou Silva, o fundo deverá financiar projetos em todo o país ao longo de um período de 20 anos e, para tal, estima que serão necessários em torno de US$ 680 milhões.

    O ministro adiantou que o fundo já conta com € 4,5 milhões cedidos pelo Governo de Luxemburgo no âmbito do IV Programa Indicativo de Cooperação (PIC), assinado entre os dois países em março de 2016. Além disso, o Governo cabo-verdiano está em negociações com parceiros nacionais e estrangeiros para conseguir mais recursos.

Silva acrescentou que o fundo será rotativo e deverá ser criado em cerca de seis meses. A base para a criação desse projeto será o Fundo de Água e Saneamento (FASA), criado em 2013 para gerir recursos cedidos pelo Governo dos Estados Unidos a Cabo Verde.

 

FONTE: MERCADOS E ESTRATÉGIAS