Instituto de Certificação e Formação da CPLP criado na Guiné Equatorial


06 de Abril de 2016, ás 19:30 escrito por UE-CPLP



Instituição dinamizará todo o setor agrícola do país e é marco do aprofundamento da participação da Guiné Equatorial na CPLP.

Foi assinado no dia 5 de Março o memorando que cria o Instituto de Certificação e Formação da CPLP da Guiné Equatorial. Os fundadores do Instituto são, para além do Governo da Guiné Equatorial, a Câmara de Comércio da Guiné Equatorial, a Confederação Empresarial da CPLP (CECPLP), a União dos Exportadores da CPLP (UECPLP), o Instituto de Formação da CECPLP e o Instituto de Certificação da CECPLP.

 

A instituição terá como objetivo a dinamização de todo o setor agrícola da Guiné Equatorial e como missão: a certificação de todos os produtos agrícolas, formação de agricultores, prospeção de mercados e escoamento de produtos agrícola. Para além destas competências também, o Instituto também ficou com a tarefa de efetuar o controlo da qualidade de todo e qualquer produto importado pela Guiné Equatorial.

 

É um projeto de interesse estratégico para o país e teve como principal impulsionador o Presidente da República da Guiné Equatorial, Obiang Mbasogo. A participação ao mais alto nível por parte dos responsáveis do país neste projeto demonstra o seu cometimento na aprofundação das relações económicas entre os países da CPLP.

 

O documento foi assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da Guiné Equatorial, Agapito Mba Mokuy e pelo Vice-Presidente da Confederação Empresarial da CPLP e Presidente da União dos Exportadores da CPLP, Mário Costa e foi presidido pelo Presidente da República da Guiné Equatorial.