I Fórum Económico Global


01 de Fevereiro de 2016, ás 10:26 escrito por UE-CPLP



CENTENAS DE EMPRESAS E DELEGADOS DE 20 PAÍSES EM DÍLI PARA ENCONTRO INÉDITO

Centenas de delegados e de empresas de 20 países confirmaram a sua presença em Díli, entre 25 e 27 de fevereiro, para um encontro inédito que reunirá empresários e investidores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Associação de Nações do Sudeste Asiático.

 

Até ao momento já estão confirmadas as presenças de mais de 100 delegações oficiais de todo o espaço CPLP e ASEAN e anda centenas de empresas que, pela sua própria iniciativa, querem apostar no encontro de Díli.

 

Angola, Austrália, Brasil, Brunei, Cabo Verde, Camboja, Cazaquistão, Espanha, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Indonésia, Malásia, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, e Vietnam estarão representados no encontro.

 

Uma oportunidade única para conhecer oportunidades em Timor-Leste, no espaço CPLP e na ASEAN, para identificar projetos, potenciar negócios e forjar parcerias e acordos.

 

O encontro aposta num formato de promoção de produtos, serviços e negócios, de contactos Business to Business (B2B) e de apresentação do ambiente de negócios e investimentos nos países participantes.

 

Inclui uma Mostra de Produtos dos diversos países, a promoção das empresas nacionais e do comércio local e ainda num espaço de painéis Internacionais para debater a integração económico entre os países CPLP e da Ásia-Pacífico e a importância geoestratégica de Timor-Leste.

 

O encontro terá salas temáticas por país, onde cada visitante terá a oportunidade de conhecer a realidade empresarial de cada um dos países representado. Três dias para encontros empresariais, previamente agendados, e que terão em conta o perfil de cada empresa e as suas necessidades.

 

Agricultura, agro industria e agro alimentação, construção civil e obras públicas, educação, energia, indústria transformadora, saúde, tecnologias da informação, telecomunicações, transportes e turismo são, entre outros, alguns dos setores de atividade que estarão presentes em Díli.

 

“É uma oportunidade única para, durante três dias, conhecer e estabelecer contatos empresariais com todo o universo empresarial da CPLP e a sua abrangência, bem como da Ásia e Pacífico”, sublinha Comunicado de Imprensa Díli, 25 a 27 fevereiro 2016 Mário Costa, presidente da Direção da União de Exportadores da CPLP (UE - CPLP), uma das entidades que está a organizar o fórum.

 

Considerado uma das principais iniciativas da presidência pro tempore da CPLP exercida por TimorLeste, o encontro é apoiado pela CPLP, pela Confederação Empresarial da CPLP (CE - CPLP) e pela União de Exportadores da CPLP (UE - CPLP) e pelo Governo da República Democrática de Timor-Leste, e pretende promover Timor-Leste como "plataforma para o desenvolvimento".

 

A intenção é também a de alavancar a união de esforços para que, num ambiente globalizado e cada vez mais competitivo, a bandeira da CPLP possa fazer parte dos negócios do mundo, sendo a maior ambição, nesta matéria, a potencialização das trocas comerciais entre a Comunidade de Ásia-Pacífico.

 

O evento insere-se na dinâmica de estímulos à criação de parcerias entre as empresas do espaço da Comunidade, uma dimensão que tem vindo a ser consolidada pela CPLP e, também, pela CE-CPLP e UE-CPLP.