China anuncia apoio de 30 milhões de dólares para construção de estrada na Guiné-Bissau


28 de Setembro de 2018, ás 10:15 escrito por UECPLP



A China vai financiar a construção de uma estrada de acesso à capital da Guiné-Bissau, no valor de 30 milhões de dólares (25,5 milhões de euros).

A China vai financiar a construção de uma estrada de acesso à capital da Guiné-Bissau, no valor de 30 milhões de dólares (25,5 milhões de euros), no âmbito de um acordo assinado esta quinta-feira.

“Este projeto que acabamos de assinar é o primeiro troço da estada que vamos construir ao longo do litoral da África Ocidental. Vamos dar o pontapé de saída com a estrada em Safim”, afirmou o embaixador chinês em Bissau, Jin Hongjun, após a assinatura do projeto, com o Ministério das Obras Públicas, no Palácio do Governo, edifício construído pelas autoridades chinesas.

Segundo o diplomata chinês, a estrada visa aumentar a capacidade das infraestruturas dos países ao longo da costa marítima da África Ocidental. A estrada, explicou o embaixador, vai ligar a rotunda do aeroporto internacional Osvaldo Vieira a Safim, num total de 8,2 quilómetros, e terá três faixas de cada lado. Aquela estrada é principal entrada na capital da Guiné-Bissau e recebe o trânsito proveniente do norte e sul do país.

Jin Hongjun esclareceu que o projeto é pago pela China e não representa qualquer dívida pública para a Guiné-Bissau. O ministro das Obras Públicas, Óscar Barbosa, agradeceu o apoio chinês ao desenvolvimento da Guiné-Bissau e acrescentou que a nova estrada vai criar uma “via de desenvolvimento criando condições para a inclusão de novas infraestruturas como fornecimento de água e luz pública”.

Notícia: observador.pt


Procurar