Trovoada na Nigéria recebido pelo Presidente Muhammadu Buhari, no acerto do petróleo e outras áreas


19 de Setembro de 2018, ás 09:31 escrito por UECPLP



São-Tomé, 15 Set ( STP-Press ) – O primeiro-ministro de São-Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada iniciou sexta-feira uma visita à Nigéria, tendo sido recebido pelo Presidente nigeriano Muhammadu Buhari, com quem abordou questões visando o reatamento do processo de exploração conjunta de petróleo e outras áreas de cooperação.

Nesta missão oficial de 24 horas à Nigéria, Trovoada fez-se acompanhar do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Afonso Varela, e do ministro das Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente, Carlos Vila Nova, que responde pelo pelouro petrolífero do arquipélago.

O encontro entre Trovoada e Buhari acontece um mês depois de uma delegação governamental da Nigéria ter-se deslocado a São Tomé, onde negociou com o governo do arquipélago o reatamento do acordo relativo à Zona de Desenvolvimento Conjunta de exploração petrolífera, bem a convocação do conselho ministerial conjunto proposto para meados do mês em curso.

Além do petróleo conjunto, São Tomé e Príncipe e a Nigéria pretendem ainda relançar a cooperação no dominio de transporte aéreo na promoção conjunta do turismo numa perspectiva de facilitar a circulação das pessoas e bens, bem como o sector da educação através de formação e capacitação de quadros.

No âmbito petrolífero, São Tomé e Príncipe assinou com a Nigéria, em 2001, um tratado de exploração conjunta de petróleo numa zona de sobreposição marítima entre ambos os países, em que a parte nigeriana tem direito a 60% de receitas sendo os restantes 40% para o Estado são-tomense.

 

Notícia: .stp-press.st


Procurar