China assina três acordos de cooperação com São-Tomé e Príncipe e anuncia um donativo de 29 milhões


12 de Setembro de 2018, ás 09:57 escrito por UECPLP



São-Tomé, 08 Set ( STP-Press ) –   A China e São Tomé e Príncipe assinaram três acordos de cooperação nos domínios das infraestruturas e educação, tendo governo de Beijing anunciado um donativo de 29 milhões de dólares para próximo ano, anunciou hoje em São-Tomé o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, proveniente da Cimeira China-África.

No balanço da sua missão à Pequim, onde participou na Cimeira China-África, Patrice Trovoada disse que margem do evento a China e São Tomé e Príncipe assinaram três acordos de cooperação na sequência dos encontros bilaterais respectivamente com Presidente chinês Xi-Jinping  e  primeiro-ministro, Li Kequiang.

“ A nível bilateral há um donativo para próximo anos de 29 milhões de dólares” – disse Trovoada tendo acrescentado que “ também assinamos já o processo que vai dar inicio as casas sociais” referindo-se, claramente, a um projecto de construção de blocos apartamentos para funcionários públicos.

Além da assinatura de um acordo refere ao sector da educação especificamente a universidade pública são-tomense, Patrice Trovoada disse ainda que o presidente Xi-Jinping anunciou apoio as forças amadas são-tomenses em matéria de infraestruturas, formação de quadros e equipamentos.

Patrice Trovoada falou também do plano relativo a requalificação do aeroporto internacional de São Tomé já com “financiamento garantido” bem como a construção do porto de pesca que é “uma questão muito bem encaminhada” entre administração de Beijing e o governo são-tomense.

Relativamente a Cimeira China-África, Patrice Trovoada destacou a declaração do Presidente chinês, Xi Jinping que anunciou “ um compromisso financiamento de 60 mil milhões de dólares com África para os próximos três anos.

 

Notícia: stp-press.st/


Procurar