Xi Jinping recebe Trovoada e congratula-se com a estreia são-tomense na Cimeira China-África


11 de Setembro de 2018, ás 09:46 escrito por UECPLP



São-Tomé, 4 Set (STP-Press) – O presidente chinês, Xi Jinping encontrou-se com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, a quem manifestou satisfação com estreia de São-Tomé e Príncipe na Cimeira China-Africa, que termina hoje, terça-feira em Pequim, capital de China.

Além de agradecimentos ao Chefe de Estado chinês pela felicitação a presença são-tomense no evento, Patrice Trovoada aproveitou para falar das linhas de forças inseridas em projectos-propostas de São-Tomé e Príncipe a esta Cimeira de Beijing.

Dentre as propostas são-tomenses destaca-se o projecto que visa a construção de 300 apartamentos para funcionários públicos tal como revelou o próprio primeiro-ministro, Patrice Trovoada que chefia a delegação do arquipélago nesta Cimeira China-Africa, na qual, o presidente Xi Jinping já anunciou um total de 60 mil milhões de dólares em financiamento para a África, nos próximos três anos.

O presidente Xi Jinping disse ainda que a China implementará oito importantes iniciativas com países africanos nos próximos três anos e posteriormente, cobrindo campos como a promoção industrial, a conectividade da infraestrutura, a facilitação comercial e o desenvolvimento verde.

China implementará ainda 50 programas de assistência agrícolas, fornecerá ajuda alimentar humanitária emergencial no valor de 1 bilhão de yuans ( 147 milhões de dólares) aos países africanos afetados por desastres naturais e enviará 500 especialistas agrícolas de alto escalão para a África, acrescentou presidente Xi.


Procurar