STP acolhe VIII edição das Olimpíadas lusófona de Matemática


30 de Agosto de 2018, ás 09:50 escrito por UECPLP



São-Tomé, 29 Ags ( STP-Press) -São Tomé e Príncipe acolhe entre 2 a 8 de setembro de 2018 a VIII Edição das Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, visando fomentar estudos e talentos nesse domínio curricular, soube- se hoje de fonte oficial.

Esta edição é organizada pela Sociedade Santomense de Matemática, da Universidade de São Tomé e Príncipe e do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé com a participação, por país, de uma delegação composta, no máximo, por dois professores e quatro estudantes não universitários, com menos de 18 anos de idade.

De acordo com o cronograma da competição, as Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países se Língua Portuguesa, OMCPLP, surgiram com o objetivo de unir os Estados membros da CPLP através da “matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina e aprofundar a cooperação nesta área.

A melhoria da qualidade do ensino e a descoberta de talentos em Matemática, o desenvolvimento científico e tecnológico, fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos, a criação de uma oportunidade para a troca de experiências educacionais nacionais, a união e cooperação entre os países lusófonos para a criação de instrumentos que permitam a competição de alunos numa olimpíada internacional para os países de língua portuguesa, também circunscrevem outros objectivos desta competição lusófona.

As OMCPLP são uma competição anual entre jovens estudantes de países de língua portuguesa organizadas pela primeira vez em 2011, em Coimbra, Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

A anterior edição decorreu em Porto, Portugal, São Tomé e Príncipe arrecadou uma medalha de prata pelo talento do aluno Adolfo Luiz e uma de bronze por Cemiltom Boa Morte ultrapassados pelos colegas de Brasil e de Portugal que dividiram 4 medalhas de ouro.

 

Notícia: stp-press.st


Procurar