SãoTomé e Príncipe recebe nota positiva do FMI e cinco milhões do Banco Mundial numa semana à Bretto


24 de Agosto de 2018, ás 09:37 escrito por UECPLP



São-Tomé, 19 Ags ( STP-Press) – O Banco Mundial, BM decidiu desbloquear  um financiamento de cinco milhões de dólares para apoio ao Orçamento de Estado são-tomense, numa autêntica semana à Bretton Woods já que o Fundo Monetário Internacional, FMI, deu nota positiva governo de Trovoada pelo “bom” desempenho da política macroeconómica.

Quanto ao FMI, a nota positiva foi atribuída quarta-feira pela Chefe da missão desta instituição monetária internacional, para São Tomé e Príncipe, Xiang Ming Li, a saída da audiência com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, com quem fez o balanço da política macroeconómica do País.

Tendo sublinhado “bom desempenho do governo de Trovoada no primeiro semestre de 2018” Xiang Ming Li, confirmou a continuidade da manutenção do programa de apoio financeiro a São Tomé Príncipe no âmbito da cooperação entre as duas partes.

De acordo com a chefe da Missão do FMI, o executivo conseguiu responder as exigências do estabelecido até julho último, nomeadamente o controlo do deficit, a redução das despesas bem como aumento de receitas.

Com relação ao Banco Mundial, o administrador executivo da instituição, Saydou Bouda anunciou que nos próximos dias” o BM irá conceder um financiamento de cinco milhões de dólares para apoio ao Orçamento de  Estado de São Tomé e Príncipe.

Saydou Bouda fez esta declaração no final de encontro com Primeiro-ministro, Patrice Trovoada, no quadro de contactos face os projetos, designadamente a proteção costeira, transportes e diversificação da economia.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial foram instituídos na conferência de Bretton Woods, em 1944, com funções diferentes, embora complementares, sendo o FMI na pratica, para defender e ajudar governos a superar problemas em suas balanças de pagamento e o BM de investir em programas de reconstrução e o desenvolvimento do País.

 

Notícia: stp-press.st


Procurar