São Tomé e Príncipe relança cooperação económica com Burkina Faso e Senegal


20 de Agosto de 2018, ás 09:36 escrito por UECPLP



São-Tomé, 14 Ags ( STP-Press) São Tomé e Príncipe pretende relançar a cooperação económica com Burkina Faso e Senegal e reforçar as relações já existentes com Gabão e a Guiné-Equatorial, anunciou o primeiro-ministro, Patrice Trovoada que regressou hoje ao Pais no final de um périplo de cariz privado aos respectivos Países.

“ São visitas de contactos com Países africanos amigos, dos quais, alguns temos uma longa cooperação e outros necessitamos também de estreitar os laços de cooperação” – disse Trovoada ao desembarcar esta tarde no aeroporto de São-Tomé.

Tendo passado primeiramente por Malabo, Guiné-Equatorial e por Libreville, Gabão em missões privadas que serviram para o reforço da cooperação com os respectivos Países, Trovoada passou depois por Ugadugu, Burkina Faso e por Dakar, Senegal em operações de diplomacia visando o relançamento de cooperação, sobretudo, de cariz económica e na area de formação quadros.

“ Falamos, essencialmente de aspetos bilaterais, formação e cooperação no domínio económico” disse Trovoada quando se referia a sua passagem por Burkina Fasso e por Senegal, tendo sido recebido por mais altos dignitários dos respectivos Países.

“Senegal e Burkina Faso são Países que nós conhecemos, mas existe de facto necessidade de estreitarmos estas cooperações” – disse para depois acrescentar que “ continuaremos agora a nível das delegações ministeriais”.

A margem do balaço do périplo privado, Trovoada que é também líder máximo do ADI, partido no poder, aproveitou para lamentar a morte de uma ex-deputada, directora da bancada parlamentar desta força política, tendo endereçado sentimentos de pesar aos familiares.


Procurar