Moçambique vai acolher cimeira empresarial África-EUA


28 de Junho de 2018, ás 09:22 escrito por UECPLP



Moçambique vai acolher, pela primeira vez, a Cimeira empresarial Africa – Estados Unidos. A Cimeira vai decorrer em Junho do próximo ano e vai juntar cerca de dois mil empresários norte-americanos e africanos.

O anúncio foi feito, esta terça-feira, pela Presidente do Conselho Executivo da Corporate Council on Africa, Florizelee Liser, após uma audiência concedida pelo presidente da Republica, Filipe Nyusi, que dentre vários objectivos, pretendia agradecer ao país por acolher o evento.

Florizelee revelou a jornalistas que dois aspectos fundamentais pesaram para a eleição de Moçambique como anfitrião para o evento a acontecer em Junho de 2019.

“O primeiro aspecto a dizer é que houve dois países que se candidataram para o evento, mas o presidente Nyusi tem sido muito activo nos eventos organizados pela Corporate Council on Africa, tendo em 2017 participado na nossa cimeira, que teve lugar nos Estados Unidos de América, onde foi o orador principal, e mais uma vez em Janeiro deste ano, em Addis Abeba, à margem da Conferência de Chefes de Estado e do Governo da União Africana, participou com mais seis Chefes de Estado e também foi o orador principal. Também temos uma relação muito boa com o vosso embaixador acreditado nos EUA, Carlos dos Santos, mas também por causa do dinamismo das relações entre os Estados Unidos e Moçambique”, revelou.

Por outro lado, a dirigente espera que este evento sirva para trocas comerciais entre o empresariado.

“Um dos resultados que nós esperamos, como estarão aqui presidentes de conselhos de administração e executivo de grandes empresas dos Estados Unidos e da Africa, é o facto de poderem interagir entre si e também com empresários moçambicanos, isso já oferece muitas oportunidades. Mas também sabemos que duas grandes empresas americanas já estão em Moçambique e ajudaram na descoberta de importantes recursos de gás natural, estamos a falar de Anadarko e Exxon Mobil. Portanto, isso é um aspecto que oferece uma óptima oportunidade para se fazer negócio aqui em Moçambique”

A informação foi partilhada momentos antes da conferência de imprensa da vigésima Sessão Ordinária do Conselho de Ministros que teve lugar nesta terça-feira. Entre vários assuntos, o Governo apreciou e aprovou o Decreto-Lei que aprova o Código de Registro Predial.

 

Notícia: O País


Procurar