1600 participantes e 300 encontros B2B no 1º Fórum


21 de Julho de 2015, ás 11:16 escrito por UE-CPLP



Cerca de 1600 pessoas, entre empresários, governantes e representantes de entidades públicas e privadas dos nove países da CPLP, participaram no 1º Fórum da União de Exportadores da CPLP, que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 26 e 27 de junho.

O Fórum foi uma verdadeira plataforma de negócios e de cooperação, que cumpriu o seu principal objetivo: gerar condições para a criação e consolidação de um espaço permanente de apoio à atividade dos associados da União de Exportadores da CPLP, estimulando as exportações e a internacionalização.

“Foi um grande sucesso. Conseguimos reunir num mesmo espaço, durante dois dias, representantes de todo o universo da CPLP, que tiveram oportunidade de conhecer a situação empresarial concreta de cada país, o que tem para oferecer, que carências tem, o que está disponível para dar, quais são os seus recursos, como está o seu sistema financeiro, o seu sistema jurídico, etc”, explica Mário Costa, presidente da UE-CPLP.

“Com essa informação, e com a possibilidade de contactar de imediato com outros empresários de um determinado país, os participantes puderam tomar importantes decisões para o futuro dos seus negócios: deslocalizar-se para esse país, encontrar ou parceiro ou apenas comercializar”, acrescenta Mário Costa.

O encontro teve as vertentes empresarial, institucional e cultural, representativas do que de melhor existe nos diferentes segmentos do mercado CPLP.

Foram realizadas quase 300 reuniões Business to Business entre empresários, o que demonstra a vocação iminentemente prática do Fórum.

“Com este fórum criámos um novo paradigma, acabando com o modelo de conferências em que se assinam protocolos mas em que os resultados práticos são escassos ou nulos. Demos um verdadeiro cunho empresarial a este encontro”, congratula-se Mário Costa.

Paralelamente ao Fórum, decorreu uma mostra empresarial, em que participaram 112 entidades, que assim puderam expor e dar a conhecer produtos e serviços de cada país.Foram realizados Seminários Temáticos por país, em que cada um dos 9 países país apresentou a sua realidade concreta, seminários temáticos sobre os 7 grandes objetivos da UE-CPLP e da CE-CPLP e, no sábado, a Conferência “CPLP: Comunidade de povos abrangentes”.

 

VÍDEO

FOTORREPORTAGEM