​Roménia quer reforçar cooperação com Cabo Verde


27 de Fevereiro de 2018, ás 09:43 escrito por UECPLP



A Roménia pretende reforçar a cooperação com Cabo Verde nas áreas do ensino superior, agricultura e turismo. A intenção foi manifestada ontem pela nova embaixadora da Roménia, Elena Stefoi.

A diplomata, que tem residência em Dakar, falava na cerimónia de apresentação das cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, tendo lembrado na ocasião os laços da cooperação que unem os dois países e manifestado o interesse da Roménia em diversificar as relações económicas com Cabo Verde.

“Há possibilidade no desenvolvimento e diversificação das relações económicas nos domínios da agricultura, turismo e podemos formar especialistas no domínio das tecnologias de informação”, afirma.

“É uma relação de amizade de longa data. Os nossos diplomatas trabalham em cooperação nas organizações internacionais como a UNESCO e a ONU. A relação entre os nossos dois países focaliza-se também no grupo de estudantes cabo-verdianos que estiveram a estudar na Roménia e com quem vou me encontrar”, acrescenta.

Elena Stefoi fala ainda da disponibilização de um programa de bolsa de estudos para estudantes africanos e também no domínio da francofonia, podendo os estudantes cabo-verdianos concorrer à mesma.

Na manhã de ontem, o Presidente da República recebeu também as cartas credenciais da embaixadora da Suíça, Marion Weichelt, que também manifestou a sua disponibilidade para reforçar a cooperação entre o seu país e Cabo Verde. Jorge Carlos Fonseca recebeu ainda as cartas credencias do embaixador da Alemanha, Stephan Roken e da embaixadora da Finlândia, Tarja Sinikka Laitiainen, residente em Lisboa.

 

Fonte: Expresso das Ilhas


Procurar