São Tomé e Príncipe e Nigéria lançam “novo processo de aproximação” para exploração conjunta


16 de Fevereiro de 2018, ás 19:14 escrito por UECPLP



São-Tomé e Príncipe e a Nigéria  vão desencadear um “novo processo de aproximação e de trabalho” com vista a retomar ações visando a exploração conjunta de petróleo.

Trovoada fez esta declaração no balanço da Cimeira da União Africana que terminou domingo em Abbis Abeba, Etiópia, onde manteve encontro com o presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, com quem abordou a questão relativa a exploração conjunta de petróleo entre os dois Países.

Questionado sobre o encontro, Patrice Trovoada sublinhou que “vamos desencadear agora um novo processo de aproximação e de trabalho a nível ministerial, a nível técnico e também da zona de desenvolvimento conjunto para ver se nós avançamos”.

Trovoada sublinhou ainda que “ nós temos muitas oportunidades e é o momento para agarrarmos, sobretudo, quando estamos numa situação de crise e acredito que durante a crise devemos redobrar os esforços, imaginação e solidariedade e cooperação, é isto que foi discutido com a Nigéria”.

Assinado em Fevereiro de 2001, o tratado de exploração conjunta estabelece 60 por cento de receitas para Nigéria e 40 para o arquipélago são-tomense.

 

Fonte: Agência STP-PRESS


Procurar