CABO VERDE | CV7 é o novo programa do Governo para o desenvolvimento empresarial


11 de Outubro de 2017, ás 09:27 escrito por UECPLP



O Governo anunciou esta segunda-feira um novo programa para empoderar o sector empresarial e financiar a economia. Trata-se do Cabo Verde 7 (CV7), que tem como objectivo remover todas as barreiras que impedem as empresas cabo-verdianas de ter acesso ao financiamento.

O anúncio foi feito pelo Ministro das Finanças, Olavo Correia, num post na sua página do Facebook. O programa deverá constar do orçamento de Estado para o próximo ano.

“O Governo está a trabalhar para, no quadro do Orçamento de Estado para 2018, apresentar de forma definitiva um ecossistema para financiamento à economia. Trata-se de um programa ao qual podemos designar de CV7”, lê-se na publicação.

Olavo Correia garante que o CV7 vai dar “um contributo decisivo” para colocar Cabo Verde a crescer a 7%, no curto prazo, e gerar os já prometidos 45 mil postos de trabalho até 2021.

O programa, segundo o Governo, comporta sete pilares: funcionamento efectivo da Pro-capital, enquanto “venture capital”, aportando capital de risco para iniciativas portadoras de sucesso; linhas de financiamento bonificadas e ou garantidas, em parceria com as instituições bancárias, para as instituições de microfinanças; criação de linhas de crédito bonificadas e ou garantidas no montante até 5.000.000 de contos para as micro, pequenas e médias empresas nos sectores do comércio, indústria, restauração, agro-indústria, turismo, tecnologias de informação e comunicação, pescas, transportes.

O CV7 engloba ainda o desenvolvimento de programas de empreendedorismo, micro empreendedorismo jovem e incubação de empresas; criação de um Fundo Soberano de Garantia ao Investimento privado para a promoção do acesso ao financiamento, no mercado de capitais, por parte de grandes empresas; suporte político do Governo permitindo o acesso das empresas cabo-verdianas ao financiamento junto de instituições financeiras regionais e internacionais e o desenvolvimento de programas tendentes à promoção da boa governança empresarial pública e privada, assim como de um ambiente pró-empresas quer na sociedade como na própria administração.

 

Fonte: Expresso das Ilhas