TIMOR LESTE | Timor-Leste inaugura o novo aeroporto de Suai


06 de Julho de 2017, ás 11:11 escrito por UECPLP



O Governo timorense inaugura na terça-feira o novo aeroporto de Suai, a 138 quilómetros sudoeste de Díli, uma infraestrutura que terá um custo total de 93,4 milhões de dólares mas que abre ainda sem voos regulares.

Fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, o aeroporto de Suai só será utilizado, para já, para voos pontuais charter, para evacuações médicas ou recorrendo ao único avião timorense, o Twin Otter de 19 lugares da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA).
Na prática, Suai passa assim a ter o melhor aeroporto do país, como resultado da aposta que o Governo tem vindo a fazer no que identifica como "polos de desenvolvimento" fora da capital.
Neste caso, o aeroporto, que começou a ser construído em 2014, insere-se no mais amplo projeto Tasi Mane, de desenvolvimento de toda a costa sul do país.
O melhor do Diário de Notícias no seu email

Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.


Este projeto inclui a construção da Base de Apoio de Suai -, zonas logísticas, residenciais e industriais - a refinaria de Betano, uma unidade de processamento de Gás Natural Liquefeito (GNL), um porto, a autoestrada Suai-Beaçu e o gasoduto até ao campo Greater Sunrise, no Mar de Timor.

Um total de 15 empresas e consórcios de vários países, incluindo Portugal, apresentaram-se ao concurso lançado no inicio de 2013, tendo o Governo entregue a obra inicialmente no valor de 67,69 milhões de dólares à Indonésia PT Waskita Karya (Persero).
Em julho de 2013, o valor do contrato foi aumentado em 19 milhões de dólares tendo na preparação do Orçamento do Estado para 2016 o Governo atualizado o custo total do projeto para 93,7 milhões de dólares.

O projeto inclui o alargamento e reforço da pista do aeroporto para 1.500 metros de comprimento e 30 de largura, zonas de proteção e de estacionamento, sistema de drenagem e estruturas de segurança do perímetro.
Sistemas de controlo e de apoio à navegação, torre de controlo, estação de meteorologia e o que será, para já, o melhor terminal do país, fazem ainda parte do projeto que, segundo a petrolífera nacional timorense, a Timor Gap, "permitirá aumentar os serviços de passageiros e carga para a indústria petrolífera".