BRASIL | Ministros da Justiça da CPLP reúnem-se em Brasília


06 de Julho de 2017, ás 10:56 escrito por UECPLP



Abertura da 15ª Conferência dos ministros da Justiça dos países de língua oficial portuguesa contou com a presença do presidente Michel Temer.

Os Países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se no passado dia 29 de junho no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, por ocasião da 15ª Conferência de Ministros da Justiça. As conferências aprofundam a cooperação multilateral entre os países membros, avaliam metas executadas e definem a linha de atuação nas próximas ações.

Presente ao encontro, o presidente Michel Temer destacou a importância do encontro e as conquistas obtidas pela conferência. Ele ressaltou o problema do tráfico de pessoas e enalteceu o esforço dos países para atenuar a atividade criminosa, inclusive com adesão coletiva à campanha internacional contra o tráfico humano. 

Ainda durante o evento, o Brasil assumiu a presidência da Conferência de Ministros de Justiça ao receber o cargo de Timor Leste, último país a ocupar esta posição.  O ministro daquele país, Ivo Valente, fez um balanço da sua gestão, falou da aproximação e da satisfação por ter atingido as metas estabelecidas na última conferência, atribuindo o sucesso ao esforço e trabalho comuns.

O ministro Torquato Jardim apresentou aos presentes uma proposta de agenda de trabalho no período de presidência brasileira. Jardim quer assegurar o prosseguimento dos trabalhos das comissões setoriais sobre combate à corrupção, tráfico de pessoas e proteção internacional das crianças, entre outros pontos.   

Também foi assinado um protocolo que formalizou a incorporação de Guiné Equatorial (na África Ocidental) como novo membro da Conferência e, outro, que reconheceu a “Declaração de Brasília sobre propriedade da Terra” como fator de desenvolvimento.