Notícias

Banco de Moçambique multa cinco instituições bancárias, incluindo bancos de capital português

O Banco de Moçambique anunciou esta segunda-freira, em comunicado, a aplicação de multas no valor total de 1,3 milhões de euros a cinco instituições bancárias do país, entre as quais, bancos de capital português.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE E BRASIL: Relações comerciais têm potencial para crescer

MOÇAMBIQUE e Brasil têm potencial para incrementar as trocas comerciais entre si, actualmente avaliadas em cem milhões de dólares americanos, e dominadas pelas exportações do carvão de Moatize.

Ler Mais

Turquia lidera investimento estrangeiro em Moçambique no primeiro semestre de 2018

Moçambique recebeu 193,1 milhões de dólares em investimento directo estrangeiro no primeiro semestre de 2018, tendo a Turquia, com mais de 70 milhões de dólares, liderado a lista dos 10 maiores investidores, segundo dados oficiais.

Ler Mais

Baixa de Maputo, em Moçambique, quer tornar-se centro de turismo

O governo de Moçambique e o sector privado estão a estudar estratégias para tornar a zona da baixa da cidade de Maputo, a capital moçambicana, em destino turístico de referência internacional, capaz de concorrer com outros da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do mundo, escreve a imprensa local.

Ler Mais

Empresa japonesa compra gás de Moçambique

A empresa japonesa Tohoku Electric anunciou que assinou um contrato que  permite comprar anualmente até 280 mil toneladas de gás natural liquefeito (LNG) na bacia do Rovuma.  O contrato prevê a compra e venda de LNG explorado pela Anadarko na Área 1 durante quinze anos, que irá iniciar em 2020.A Tohoku Electric considera que o fornecimento de LNG irá ajudar a diversificar as suas fontes energéticas, escreve o Macauhub.

Ler Mais

FMI fala em nova "janela de oportunidades" na economia moçambicana

Depois de um longo período de desequilíbrios macroeconómicos, precipitados pelas chamadas "dívidas ocultas", o FMI afirmou esta quinta-feira, que os novos desenvolvimentos abrem uma nova "janela de oportunidades" para economia.

Ler Mais

Confiança na paz impulsiona crescimento do país em 2018 e 2019

Duas entidades, dois relatórios, mas um único resultado, a economia vai mesmo crescer no próximo ano. Depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter publicado as suas perpectivas sobre as economias da África Subsaariana para 2018 e 2019, agora é a vez do Banco Standard.

Ler Mais

Banco Mundial dá 45 milhões de dólares para ajudar áreas de conservação em Moçambique

O Banco Mundial aprovou um empréstimo de 45 milhões de dólares para apoiar a segunda fase do Projeto de Desenvolvimento das Áreas de Conservação e biodiversidade em Moçambique, conhecido como Mozbio, anunciou hoje a instituição.

Ler Mais

Produção da mina de grafite de Balama, em Moçambique, aumenta 83% no 3.º trimestre

A produção da mina de grafite de Balama, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, aumentou 83,0% no terceiro trimestre face ao segundo, informou a empresa australiana Syrah Resources em comunicado ao mercado.

Ler Mais

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresce 21,50% de Janeiro a Julho

O comércio entre a China e os países de língua portuguesa atingiu 82 149 milhões de dólares de Janeiro a Julho de 2018, montante que representa um acréscimo homólogo de 21,50%, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum Macau

Ler Mais

Moody

Os projectos de extracção de gás dão boas perspectivas económicas a Moçambique, mas só depois de estruturar a dívida é que o governo poderá ganhar acesso aos mercados, afirmou hoje a analista da Moody's, Lucie Villa.

Ler Mais

País mais importou do que exportou no segundo trimestre de 2018

No segundo trimestre do ano em curso, as exportações não atingiram pelo menos metade do esperado, apesar do aumento verificado de 12,4 por cento, quando comparado com igual período do ano transacto, segundo dados do INE.

Ler Mais

Moçambique e Angola recebem investimentos de quase 13 mil milhões de dólares até 2025

Moçambique e Angola recebem investimentos de quase 13 mil milhões de dólares até 2025

Ler Mais

BAD investe mais de 1.4 bilião em projectos estruturantes

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) pretende apoiar Moçambique com mais de 1.4 bilião de USD em projectos estruturantes e na mobilização de investimentos para uma economia diversificada e inclusiva.

Ler Mais

Banco de Moçambique: Economia está em recuperação

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse hoje que a economia nacional está em recuperação e os principais indicadores económicos mostram sinais de retorno à normalidade, depois de um período conturbado, entre 2014 e 2016.

Ler Mais

Filipinas pretende investir na produção e processamento da banana

Um grupo de empresários filipinos quer investir na produção e processamento de banana na província de Gaza. São dezassete empresários que estão em Moçambique desde este domingo, com o objectivo do grupo é estabelecer parcerias com o empresariado local e, definir estratégias de investimento.

Ler Mais

Moçambique e China projectam porto de cabotagem em Chongoene

Cerca de 3000 milhões de dólares deverão ser aplicados na construção de um porto de cabotagem em Chongoene e linhas de caminho-de-ferro de ligação com o Corredor do Limpopo, em Macarretane, bem como ramais para os projectos estruturantes como as areias pesadas de Chibuto, em Gaza e de Jangamo, em Inhambane, escreveu o jornal Notícias.

Ler Mais

Alemanha garante apoio a educação, agricultura e sector privado

Governo da Alemanha e de Moçambique têm encontro marcado para o mês de Outubro, em Berlim, onde vão definir o novo financiamento para alguns sectores de actividade nos próximos dois anos.
O ministro da Cooperação Económica e Desenvolvimento da República Federal da Alemanha, Gerd Muller, esteve de visita ao país de 25 a 26 de Agosto corrente, onde manteve um encontro com o ministro da economia e finanças moçambicano, Adriano Maleiane. Foi depois deste encontro que foi tornado público que o governo alemão vai apoiar diferentes áreas de actividade com particular destaque para a educação, agricultura e sector privado.

Ler Mais

Receitas do Porto de Maputo quase que duplicaram em seis meses

A concessionária do Porto de Maputo, MPDC, injectou mais receitas para os cofres públicos ao longo do primeiro semestre deste 2018. O montante foi na ordem de 102,1 milhões de meticais, contra perto de 53,3 milhões de meticais do igual período do ano passado.

Ler Mais

Moçambique organiza fórum de negócios em Pequim

Moçambique vai organizar em Pequim um Fórum de negócios entre empresários chineses e Moçambicanos. O fórum que vai contar com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi, terá lugar nos dias 3 e 4 de Setembro.

Ler Mais

Maputo arrecadou cerca de um bilião MT de impostos no 1º semestre

A cidade de Maputo arrecadou cerca de um bilião de meticais em impostos no primeiro semestre deste ano, o equivalente a mais cinco por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Ler Mais

Moçambique deseja reforço da cooperação com Portugal

Moçambique deseja um reforço da cooperação com Portugal, disse hoje à Lusa o primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, durante uma visita ao pavilhão de Portugal na inauguração da Feira Internacional de Moçambique (FACIM), nos arredores de Maputo.

Ler Mais

Alemanha "tem grandes expectativas" em relação à paz, diz Gerd Müller em Maputo

Em visita a Moçambique, ministro alemão da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento prometeu apoio na implementação do processo de paz e encorajou o combate à corrupção. Agricultura será foco do investimento alemão.

Ler Mais

Maputo arrecadou cerca de um bilião MT de impostos no 1º semestre

A cidade de Maputo arrecadou cerca de um bilião de meticais em impostos no primeiro semestre deste ano, o equivalente a mais cinco por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Ler Mais

Moçambique investe 44 milhões de dólares na produção e processamento de produtos hortícolas no Baixo

O Governo  de Moçambique em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) investiu 44 milhões de dólares na produção e processamento de produtos hortícolas no regadio do Baixo Limpopo, na província de Gaza , revelou o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Regadio do Baixo Limpopo – EP, Armando Ussivane.

Ler Mais

Japão doa oito milhões de dólares para educação profissional

O Governo do Japão doou cerca de oito milhões de dólares para reforçar o sistema da formação profissional de recursos humanos, bem como reabilitar e apetrechar três centros de formação profissional em Moçambique.

Ler Mais

Investidos USD 44 milhões na produção e processamento de hortícolas

Com objectivo de estabilizar os preços das hortícolas no mercado da província de Gaza, o Governo em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) investiu 44 milhões de dólares na produção e processamento deste produto, segundo o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Regadio do Baixo Limpopo – EP, Armando Ussivane.

Ler Mais

Moçambique | Economia regista crescimento de 3.2% no primeiro semestre de 2018

A economia moçambicana cresceu 3.2% no primeiro semestre deste ano, segundo dados revelados esta terça-feira pelo Governo. Este crescimento está 0.2 pontos percentuais acima do registado em igual período de 2017.

Ler Mais

Empresários queixam-se de excesso de burocracia na contratação de estrangeiros

Em Conferência de Imprensa nesta sexta-feira, em Maputo, o sector privado queixou-se de excesso de burocracia no processo de contratação de trabalhadores estrangeiros.

Ler Mais

Petrolíferas vão investir 700 milhões de dólares em oito anos

Os gigantes da indústria de hidrocarbonetos vão investir no mínimo 700 milhões de dólares norte-americanos, ao longo dos próximos oito anos, só na fase de pesquisa.

Ler Mais

Via aberta para novas pesquisas e prospecção de petróleo no país

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, os contratos de concessão para pesquisa e produção de petróleo em cinco áreas Offshore (alto mar) e uma de Onshore (terra firme) em quatro províncias do país.

Ler Mais

Reino Unido investe em seis áreas estratégicas em Moçambique

Entre 2018 e 2020, o governo britânico, através do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID, sigla em inglês) espera investir em seis áreas estratégicas na chamada “Pérola do Índico”.

Ler Mais

Área de extração de rubis em Moçambique deve ter programa de combate à pobreza

A Coligação Cívica sobre a Indústria Extrativa (CCIE) de Moçambique defendeu hoje a criação de um programa especial de combate à pobreza das comunidades de Namanhumbir, uma zona rica em rubis no distrito de Montepuez, norte do país.

Ler Mais

Moçambique espera vantagens na cooperação com BRICS

O Director da Cooperação Regional e Multilateral, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Alfredo Nuvunga, disse ontem, em Pretória, que Moçambique espera tirar mais vantagens na cooperação com o BRICS (bloco económico que integra Brasil, Rússia, India, China e África do Sul).

Ler Mais

Moeda moçambicana regista semana estável face ao euro e dólar

Maputo, 16 jul (Lusa) - A moeda moçambicana registou uma semana estável face ao euro e dólar, de acordo com a média das taxas de câmbio diárias do banco central, seguidas pela Lusa.

 

Notícia: Lusa

Ler Mais

Maior desafio de Moçambique é expandir produção e base industrial

O economista-chefe do Afrexibank disse hoje à Lusa que o maior desafio de Moçambique é "criar condições para expandir a produção e a base industrial", acrescentando que o banco está a "olhar atentamente" para o país.

 

Ler Mais

Bolsas de valores da CPLP incrementam cooperação

QUATRO países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente Moçambique, Angola, Cabo Verde e Portugal, assinaram ontem, na Ilha do Sal, Cabo Verde, um protocolo de cooperação para busca de mecanismos de fortalecimento da parceria entre as bolsas de valores e crescimento das economias.

Ler Mais

Maputo acolhe Conferência sobre Petróleo e Gás

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, ENH, prevê que sejam produzidas mais de 12,8 milhões de toneladas do Gás natural Liquefeito, na área Um, da bacia do Rovuma, até meados do próximo.

Ler Mais

Economia nacional está a entrar para pós-crise

Durante a cerimónia de celebração dos 120 anos da empresa CFM, esta segunda-feira, o Presidente da República falou sobre o desempenho da economia nacional. Filipe Nyusi começou por descrever os momentos difíceis por que a economia passou nos últimos três anos, caracterizados pela redução do preço de alguns dos principais produtos de exportação, como é o caso de carvão mineral e alumínio. O cancelamento da ajuda externa devido às dívidas ocultas, a redução do Investimento Directo Estrangeiro que só em 2017 atingiu pouco mais de dois mil milhões de dólares, foram outros dos factores que colocaram desafios enormes à economia.

Ler Mais

Petrolíferas anunciam plano de desenvolvimento para aumentar exploração de gás em Moçambique

O consórcio de petrolíferas que vai explorar a Área 4 do mar de Moçambique anunciou hoje que submeteu ao Governo o plano de desenvolvimento para a primeira fase do projeto Rovuma LNG que vai explorar gás nas jazidas Mamba.

Ler Mais

Portugal investiu em Moçambique mesmo com a crise porque confia neste país

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi recebido na noite desta quinta-feira num banquete na Ponta Vermelha, numa cerimónia que contou com a presença de membros do Governo moçambicano, deputados da Assembleia da República, representantes de instituições de administração da Justiça, antigos presidentes de Moçambique, diplomatas e demais personalidades.

Ler Mais

http://opais.sapo.mz/portugal-disponibiliza-financiamento-de-202-milhoes-de-euros-para-mocambique

O primeiro-ministro português, António Costa, encontra-se de visita de dois dias a Moçambique, desde esta quinta-feira, enquadrada na realização da terceira cimeira bienal entre Moçambique e Portugal, que decorreu sob o lema “Moçambique e Portugal: construindo uma parceria estratégica para o desenvolvimento sustentável”.

Ler Mais

Moçambique vai acolher cimeira empresarial África-EUA

Moçambique vai acolher, pela primeira vez, a Cimeira empresarial Africa – Estados Unidos. A Cimeira vai decorrer em Junho do próximo ano e vai juntar cerca de dois mil empresários norte-americanos e africanos.

Ler Mais

Moçambique entre os países com menos riscos para negócios

Moçambique está entre as dez economias africanas que oferecem maior segurança para os investidores, segundo o relatório de 2018 do “AfricaRisk-Reward Index” e “Oxford Economics”, ontem divulgado em Nairobi, Quénia.

Ler Mais

Produtores de caju recebem apoio francês

Perto de dois milhões de euros serão aplicados nos próximos três anos em programas destinados a desenvolver a competitividade e sustentabilidade económica, social e estrutural dos produtores de caju na província da Zambézia.

Ler Mais

União Europeia isenta produtos moçambicanos

Moçambique passa a exportar produtos para o mercado europeu sem taxas aduaneiras, nem quotas, no âmbito da implementação do Acordo de Parceria Económica (APE) entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Europeia (UE).

Ler Mais

Moçambique e União Eu­ropeia assinam acordos de financiamento

Moçambique e a União Europeia assinaram, esta terça-feira, quatro acordos de Financiamento, no valor global de 44,5 milhões de Euros, no âmbito da cooperação entre as partes, escreve a AIM.

Ler Mais

Conferência de Investidores do Niassa com resultados imediatos

Pouco mais de 104 milhões de dólares norte-americanos é o balanço imediato da conferência de investidores do Niassa, que sexta-feira terminou na capital provincial, Lichinga.

Ler Mais

País aumenta importância no mercado energético mundial

O Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, considera que a recente aprovação do Plano de Desenvolvimento de Gás Natural, torna Moçambique num importante jogador no mercado energético do mundo.

Ler Mais

Novos depósitos de grafite e vanádio aumentam perspectivas de exploração em Moçambique

A empresa mineira australiana Mustang anunciou hoje a descoberta de novos depósitos de grafite e vanádio na zona de prospecção que ocupa no norte de Moçambique, aumentando as perspectivas de exploração.

Ler Mais

Banco Central volta a reduzir taxa de juro de política monetária

A contínua melhoria do indicador de inflação e das projecções para o médio prazo, indica a autoridade monetária, justifica o prosseguimento da redução das taxas de juro pelo CPMO.

Ler Mais

Grande companhia aérea africana vai operar voos domésticos em Moçambique

Uma grande companhia aérea africana deverá começar a realizar voos domésticos em Moçambique já a partir de Abril, declarou hoje um responsável do sector do turismo em Moçambique, que se escusou a identificar a empresa em questão.

Ler Mais

Moçambique e Guiné-Equatorial assinam memorando para formação de quadros

As duas partes assinaram um memorando de entendimento que preconiza a formação de quadros moçambicanos na Guine-Equatorial no ramo da energia, um processo que irá decorrer ainda neste ano.

Ler Mais

BMI: Banco de Moçambique deve "cortar agressivamente" taxa de juro este semestre

A consultora BMI Research considera que o Banco de Moçambique pode "cortar agressivamente" a taxa de juros de referência em mais 300 pontos-base na primeira metade deste ano, depois da redução de 150 pontos feita esta semana.

Ler Mais

Moçambique cresce 3,2% este ano e 5% em média até 2022

Moçambique deve crescer 3,2% este ano e uma média de 5% até 2022. A inflação deve subir face aos dados do ano passado, chegando aos 6,7%.

Ler Mais

Moçambique e Noruega querem cooperar na indústria de hidrocarbonetos

Moçambique e a Noruega cooperam há mais de 40 anos, com forte destaque para o sector de energias. A Noruega considera que os dois países têm um forte potencial na área de hidrocarbonetos e podem intensificar a troca de experiências.

Ler Mais

Moçambique implementa Acordo de Parceria Económica UE-África Austral

O Acordo de Parceria Económica (APE) entre a União Europeia e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral tornou-se o primeiro totalmente operacional em África, após a sua implementação por Moçambique, anunciou hoje a Comissão Europeia

Ler Mais

Chazeiras promete elevar níveis de produção de chá na Zambézia

A Chazeiras de Moçambique, empresa proeminente na actividade de chá no país, está a prever elevar os seus níveis de produção, havendo projecções que apontam que a firma alcançará, este ano, um total de 1.300 toneladas, representando um incremento em relação ao período compreendido entre 2016 e 2017, cuja cifra não foi para além de 1.200 toneladas.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE na lista dos 18 melhores destinos para 2018

site Thrillist Travel divulgou recentemente a lista dos 18 melhores destinos para viagens longas em 2018. Na publicação, Moçambique aparece com um dos destinos para conhecer neste ano. O nosso país é descrito como um lugar que reúne lazer, aventura e cultura, aliado a preços acessíveis.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | PME pedem acesso às riquezas do país

As Pequenas e Médias Empresas (PME) solicitaram ao Governo a remoção das dificuldades para que acedam às várias oportunidades advindas das riquezas naturais de que o país dispõe.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Perspectivas positivas para o sector de transportes

O setor de transportes deverá registar, este ano, um crescimento de 6,1 por cento, quando comparado com 2017. O Governo sustenta que este incremento resulta de investimentos nos ramos marítimo, aéreo, rodoviário e ferroviário.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Porto da Beira adopta sistema electrónico de gestão de carga

O Porto da Beira, no centro de Moçambique, vai adoptar, a partir deste ano, um sistema electrónico de gestão de carga, permitindo que os utilizadores registem as suas entradas no terminal com a devida antecedência, através da Internet, o que deverá resultar no aumento da eficiência portuária.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Governo dinamiza actividade das PME

O GOVERNO moçambicano deverá financiar, este ano, oitenta Pequenas e Médias Empresas (PME) envolvidas na exportação, comercialização agrícola, lojas rurais, pesca, aquacultura, avicultura e processamento, assim como armazenar oito mil toneladas de cereais nos complexos de silos.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Governo diz que país deve investir em fontes de energia renováveis

Governo considera que investimento em várias fontes de energia pode permitir que esta chegue a zonas recônditas.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Considerado um dos grandes produtores de gás no mundo

CTA pretende criar uma Autoridade da Indústria Extractiva de gás em Moçambique

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | País quer recorde na produção da castanha de caju.

País quer recorde na produção da castanha de caju. 

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Banco de Moçambique alivia taxas de juro

Banco Central pretende induzir redução das taxas de juro implementadas pelos bancos comerciais.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Complexo de edifícios do Banco Central inaugurado em Maputo

Presidente da República defende que 42 anos depois da Independência Moçambique já merecia ter edifícios modernos para o BM.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Porto de Maputo já tem capacidade para receber navios de grande porte

Terminal amplia-se para grandes navios

Ler Mais

Moçambique entre os 20 países africanos com mais riqueza por habitante

Moçambique é o 16.º, país africano onde há mais riqueza "per capita" com 800 dólares por habitante, numa lista liderada pelas Ilhas Maurícias, com 25.700 dólares.

Ler Mais

Moçambique defende empenho dos membros da CPLP para desenvolvimento do transporte aéreo

A vice-ministra moçambicana dos Transportes e Comunicação, Manuela Rebelo, considerou hoje que os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) precisam de "impulsionar" o transporte aéreo.

Ler Mais