Notícias

Reino Unido continua a ser o principal cliente turístico de Cabo Verde

Reino Unido, Portugal e Alemanha são os principais clientes do sector turístico nacional. Juntos, estes países significam 48,6% do total de turistas que entraram em Cabo Verde nos primeiros seis meses do ano.

Ler Mais

Guarda Costeira de Cabo Verde na V Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portu

O tema central do encontro é a “A cooperação entre as Marinhas para exercer a soberania nas águas jurisdicionais dos países membros da CPLP”.

Ler Mais

Nosi e Cabo Verde TradeInvest na China para dar avanço ao projecto de Computação em Nuvem da África

A ideia é transformar Cabo Verde em um polo tecnológico avançado da África Ocidental.

A Cabo Verde TradeInvest, representada pela presidente, Ana Barber, e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, NOSI, representado pelo Administrador Executivo Aruna Handem, iniciam esta terça-feira, 7, uma visita de 3 dias à empresa Macao Bringbuys Web Technology, na China.

Ler Mais

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe formalizam cooperação militar

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram esta manhã, na cidade da Praia, um acordo de cooperação para reforçar as relações entre os dois países, nomeadamente no domínio da formação e participação dos exércitos em exercícios militares conjuntos.

Ler Mais

Francisco Ribeiro Telles: “É importante que a CPLP se aproxime mais dos cidadãos”

Fazer da CPLP uma verdadeira comunidade de povos, esta é a principal conclusão saída da Cimeira que reuniu no Sal os Chefes de Estado e do Governo dos países de língua portuguesa. Como resumiu o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa: “é preciso olhar mais para as pessoas e menos para os políticos”.

Ler Mais

Empresários desesperam pela mobilidade económica

Os agentes económicos ainda não ganharam nada com a CPLP, disse o Presidente da Câmara do Comércio do Sotavento ao Expresso das Ilhas. Jorge Spencer Lima é a favor da mobilidade, mas quer que esta seja total e não só para alguns.

Ler Mais

"O que estamos a fazer é uma espécie de vistos CPLP" - Augusto Santos Silva

Mobilidade foi a palavra-chave da XII conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP. Os cidadãos pedem-na, os empresários desesperam por ela e até já os políticos admitem que é fundamental. É claro que não acontecerá num passe de mágica, mas a presidência da CPLP por Cabo Verde poderá acelerar o processo, que será sempre faseado, como explicou ao Expresso das Ilhas o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Ler Mais

Andorra, Argentina, Chile, França, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, Sérvia e OEI são Observadores As

A XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrida nos dias 17 e 18 de julho de 2018, em Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde, aprovou a concessão da categoria de Observador Associado da CPLP a Andorra, Argentina, Chile, França, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, Sérvia e Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Ler Mais

Cabo Verde assume presidência do Conselho de Ministros da CPLP com humildade e sentido de responsabi

O ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipe Tavares, já é presidente do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cargo que pretende assumir com “humildade e sentido de responsabilidade”.

Ler Mais

CPLP/Cimeira: Empresários pedem diálogo permanente e mobilidade

Instituir um diálogo permanente entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os empresários e promover a mobilidade dos cidadãos, bens e capitais são propostas defendidas pela Confederação Empresarial da CPLP na cimeira de Cabo Verde.

Ler Mais

Estabilidade e proximidade fazem de Cabo Verde um destino para investir

O director da consultora CESO considera que Cabo Verde é "um país preferencial" pela estabilidade e proximidade, mas salienta que há muitos desafios que o sector privado português poderia ajudar a superar.

Ler Mais

Presidência da CPLP deve traduzir-se em avanços na mobilidade – PR

O chefe de Estado defendeu terça-feira que a presidência da comunidade lusófona (CPLP), que este país se prepara para assumir, tem que se traduzir em avanços no domínio da mobilidade, mesmo que seja por segmentos.

Ler Mais

Delegação comercial chinesa está de visita a Cabo Verde para reforço da cooperação

Fazer com que Cabo Verde aproveite Macau como plataforma que liga os países lusófonos é um dos objectivos da visita a Cabo Verde de uma delegação do Fórum Macau que integra representantes do Departamento do Comércio da Província de Qingdao, na China

Ler Mais

UE reforça ajuda orçamental a Cabo Verde em 10 milhões de euros

A União Europeia vai reforçar a sua ajuda orçamental a Cabo Verde em 10 milhões de euros no Orçamento de Estado de 2019, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

Ler Mais

Três mil cabo-verdianos obtiveram nacionalidade Portuguesa em 2017

Os cidadãos cabo-verdianos estão entre os estrangeiros que mais adquiriram nacionalidade portuguesa em 2017, com mais de 3 mil pedidos aceites, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal.

Ler Mais

CCS espera ver supressão de vistos nos PALOP decidida em Julho

A Câmara de Comércio do Sotavento (CCS) espera ver resolvida, na cimeira do Sal, a questão da mobilidade entre países​ africanos de língua portuguesa, eliminando assim as "barreiras de viagem" que dificultam os negócios no espaço africano lusófono.

Ler Mais

Cabo Verde apresenta imagem oficial da presidência da CPLP

Cabo Verde apresentou hoje, na cidade da Praia, o site e o logótipo da cimeira e da presidência cabo-verdiana da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que arranca em Julho na ilha do Sal.

Ler Mais

Missão Benchmarking de Desenvolvimento Territorial Brasileira em Cabo Verde

A missão estará nas ilhas do Sal, Fogo e Santiago com o sector do turismo na agenda.

Ler Mais

Isenção total de vistos é objectivo comum, mas há muito caminho a percorrer

A representante da União Europeia em Cabo Verde disse ontem que a isenção total de vistos entre a Europa e o arquipélago é um objectivo comum, mas ressaltou que há muito caminho a percorrer até uma eventual negociação.

Ler Mais

Cabo-verdianos vão poder abrir contas e fazer transacções em moeda estrangeira - PM

Os cabo-verdianos ou não residentes no país vão poder abrir contas bancárias e fazer transacções em moedas estrangeiras, uma medida que entrará em vigor “nos próximos dias”, revelou à Lusa o primeiro-ministro.

Ler Mais

Índia quer fazer negócios em Cabo Verde

O embaixador da Índia em Dakar, Rajeev Kumar disse hoje, no âmbito da conferência “Oportunidades de Negócio Índia / Cabo Verde”, que existem possibilidades de negócios entre os dois países.

Ler Mais

​Roménia quer reforçar cooperação com Cabo Verde

A Roménia pretende reforçar a cooperação com Cabo Verde nas áreas do ensino superior, agricultura e turismo. A intenção foi manifestada ontem pela nova embaixadora da Roménia, Elena Stefoi.

Ler Mais

Governo e Afreximbank assinam pacote de 500 milhões de euros para financiamento de projectos

O Banco Africano de Exportação e Importação disponibiliza um montante de 500 milhões de euros para financiar o sector privado e projectos público-privados nacionais. O acordo de financiamento foi assinado hoje, em São Vicente, entre a Afreximbank e o Governo.

Ler Mais

Cabo Verde e OMS assinam programa de saúde para os próximos dois anos

Milhão e meio de dólares é o orçamento do programa de saúde 2018-2019 entre Cabo Verde e a OMS

Ler Mais

Conselho de Ministros aprova Acordo de isenção de vistos entre Cabo Verde e Moçambique

Os vistos serão de até 30 dias de permanência e poderão ser promulgados para 90 dias, no prazo de um ano

Ler Mais

CABO VERDE | FMI estima crescimento do PIB em 4%

Em 2017 o crescimento do Produto Interno Bruto nacional será de 4% anunciou, hoje, o Fundo Monetário Internacional na edição de Outubro do World Economic Outlook.

 

Ler Mais

CABO VERDE | CV7 é o novo programa do Governo para o desenvolvimento empresarial

O Governo anunciou esta segunda-feira um novo programa para empoderar o sector empresarial e financiar a economia. Trata-se do Cabo Verde 7 (CV7), que tem como objectivo remover todas as barreiras que impedem as empresas cabo-verdianas de ter acesso ao financiamento.

Ler Mais

ENTREVISTA MÁRIO COSTA | Brasil e Angola muito têm para dar à realidade económica da CPLP

Vila Real vira durante dois dias o centro da economia Lusófona. Mais de 3 mil empresários procuram fazer negócios em português no VI Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE- CPLP).

Ler Mais

Cabo Verde quer ligar-se directamente à CEDEAO através de cabo de fibra óptica

Cabo Verde apresentou uma proposta de introdução de um cabo de fibra óptica para se poder ligar directamente à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou ontem o ministro da Economia e Emprego.

Ler Mais

CABO VERDE | UE desembolsa 8.5 milhões de euros ao Programa de Apoio Orçamental

O programa de apoio orçamental, no valor actual de 57 milhões de euros, visa apoiar a implementação da estratégia de crescimento e redução da pobreza do país e fortalecer a governança e a economia.

Ler Mais

EUA e Cabo-Verde ultimam acordo de defesa e segurança

Os Estados Unidos e Cabo Verde estão a ultimar um acordo de cooperação militar que que envolve defesa e segurança e que estará concluído no próximo mês de setembro. Trata- se do Acordo de Estatuto de Forças, em inglês Status of Forces Agreement – SOFA e o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, questionado pela Lusa, já esclareceu que um acordo deste género é sempre estabelecido para determinar as condições em que forças militares estrangeiras podem operar num país.

Ler Mais

Mário Costa reúne com Ministro do Desporto de Cabo Verde

No âmbito da visita do Presidente da UECPLP a Cabo Verde, Mário Costa reuniu com Sua Excelência o Ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elisio Freire.

Ler Mais

Mário Costa recebido pelo Ministro da Economia de Cabo Verde

Ler Mais

CABO VERDE | TAP reforça voos do Sal, Boa Vista, São Vicente e Praia com EUA, Canada e Europa

A grande novidade vai para a nova rota para Toronto, Canada, via Lisboa, que terá cinco frequências semanais.

Ler Mais

CABO VERDE | Governo anuncia Fundo Soberano de 100 milhões para apoio ao crescimento empresarial

O Governo vai criar em breve um Fundo Soberano de Garantia de Investimentos Privados. O anúncio foi feito pelo Primeiro-ministro, na sua mais recente visita a Portugal.

 

Ler Mais

CABO VERDE | FMI prevê continuidade de “bom desempenho” da economia cabo-verdiana em 2017

Max Alier sublinhou também a melhoria do saldo das contas externas do país, que acumulou reservas internacionais "a um nível historicamente alto por volta dos 540 milhões de euros".

Ler Mais

Missão Empresarial a Cabo Verde

A UECPLP promove missão empresarial a Cabo Verde nos dias 15 a 19 de Junho.

Esta missão compreende ainda a participação no evento “Promoção de oportunidades para uma cooperação entre a China e os Países da Língua Portuguesa” organizado pela Cabo verde TradeInvest.

 

Ler Mais

Banco Mundial disponibiliza empréstimo de 82 milhões de euros a Cabo Verde

O ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, disse hoje que Cabo Verde irá receber do Banco Mundial, nos próximos três anos, um empréstimo de 90 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros).

Ler Mais

UECPLP leva Desporto às crianças de Cabo Verde

A União de Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP) pretende implementar um projeto desportivo e educacional em Cabo Verde, esperando abranger cerca de 100 mil crianças e jovens do arquipélago.

Ler Mais

Cimeira entre Portugal e Cabo Verde

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, enalteceu ontem a cimeira entre Portugal e Cabo Verde e declarou que o aumento do apoio financeiro ao país africano representa um "momento de viragem" na economia portuguesa.

Ler Mais

Cabo Verde cria fundo para construção de infraestruturas de água e saneamento

O governo de Cabo Verde criará, ainda em 2017, um fundo destinado ao financiamento de obras para construir infraestruturas de abastecimento de água e saneamento no país. 

Ler Mais

Cimeira entre Portugal e Cabo Verde

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, enalteceu ontem a cimeira entre Portugal e Cabo Verde e declarou que o aumento do apoio financeiro ao país africano representa um "momento de viragem" na economia portuguesa.

Ler Mais