Notícias

Angola paga financiamento do Brasil com petróleo

O governo de Angola vai entregar ao Brasil o equivalente a 20 mil barris diários de petróleo, no âmbito da negociação de uma nova linha de financiamento e seguro de crédito do Brasil para exportações de US$ 2 mil milhões, escreve o Jornal de Angola.

Ler Mais

UE quer melhorar ambiente de negócios em Angola

O representante da União Europeia (UE) em Luanda garantiu que os 28 estão empenhados em apoiar o processo de reforço da produção e competitividade interna e melhorar o ambiente de negócios em Angola.

Ler Mais

Privatização de empresas públicas pode impulsionar mercado de acções

O programa de privatização integral e parcial de 74 empresas públicas, a ser aprovado pelo Executivo angolano, por via da Bolsa de Dívida de Valores de Angola (BODIVA), poderá impulsionar o surgimento de mercado de acções corporativas, considerou, em Luanda, o presidente da Comissão de Mercados de Capitais (CMC), Mário Gavião.

Ler Mais

Angola reavalia estratégias para impulsionar o sector

Os principais eixos de desenvolvimento do turismo em Angola para os próximos cinco anos, período em que se espera do sector uma contribuição anual de quatro por cento no Produto Interno Bruto (PIB) são reavaliados hoje, na cidade do Namibe, num fórum promovido pelo Ministério do Turismo.

 

Ler Mais

O que o FMI vai mudar em Angola

Angola deverá cortar em €606 milhões as despesas com ministérios e vários organismos públicos, apurou o Expresso junto de uma fonte do Ministério das Finanças. Esta é uma das exigências que os peritos do Fundo Monetário Internacional (FMI) colocarão em cima da mesa quando, em outubro, iniciarem as discussões para a implementação de um Programa de Financiamento Ampliado (EFF — Extended Fund Facility) de dois anos.



Ler Mais

Em Angola primeiro-ministro português fala em "relações intensas marcadas pela paixão"

Depois de meses de tensão nas relações entre Angola e Portugal, agora foi dado um passo para o desanuviamento: o primeiro-ministro português está de vista a Angola. António Costa anunciou um aumento de crédito.

 

Ler Mais

China/África: Angola tenta fechar financiamento chinês de 11.000 MEuro

Angola vai estar representada ao mais alto nível no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em Pequim, tendo Luanda em vista o culminar das negociações para uma nova linha de crédito chinês de 11.000 milhões de euros, para financiar vários projetos.

Ler Mais

Angola vai negociar com FMI acordo de 4,5 mil milhões USD

 
Angola vai discutir com o FMI um programa de financiamento ampliado no valor de 4,5 mil milhões de dólares, no quadro da assistência financeira solicitada pelo Executivo angolano.

Ler Mais

Plano de desenvolvimento até 2022 prevê crescimento de 3%

O Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, apresentado neste sábado, em Luanda, a militantes do MPLA, projecta uma gradual aceleração do crescimento económico médio na ordem dos 3 %.

Ler Mais

Empréstimo do FMI pretende viabilizar crescimento económico de Angola

O Governo angolano defende que assistência financeira do Fundo Monetário Internacional irá reduzir rácio da dívida do país. Segundo ministro da Economia e Planejamento, receitas fiscais de 2018 não são suficientes.

Ler Mais

Angola | Governo cria Comissão Instaladora da Agência Nacional de Petróleos e Gás

A comissão, segundo o diploma publicado nesta quarta-feira, é coordenada pelo director Nacional de Petróleos, Amadeu de Azevedo, e integra José Abreu, como coordenador-adjunto, e cinco outros responsáveis.

Ler Mais

Executivo prevê dinamizar a Zona Económica Especial

O Presidente da República, João Lourenço, visitou on-tem, numa longa jornada de campo, as unidades industriais da Zona Económica Especial (ZEE), para inteirar-se do seu funcionamento, constrangimentos e desafios para o futuro.

Ler Mais

Governo regulamenta emissão e gestão da Dívida Pública

O Governo angolano regulamentou a Emissão e Gestão de Dívida Pública Direta e Indireta, passando para o Ministério das Finanças a competência de negociar e assinar contratos de empréstimos até 10 milhões de dólares (8,7 milhões de euros).

Ler Mais

Medidas para estabilização macroeconómica são positivas

As medidas adoptadas pelo Presidente da República, João Lourenço, para estabilização macroeconómica são positivas, apesar da inflação continuar elevada, segundo o presidente da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (Arseg), Aguinaldo Jaime.

Ler Mais

Brasil pretende quadruplicar valor das trocas comerciais com Angola

O Brasil quer regressar aos valores registados no comércio bilateral com Angola registados na primeira década do século, altura em que rondava 4000 milhões de dólares, quatro vezes o montante actual, disse em Luanda o embaixador do Brasil em Angola.

Ler Mais

Duzentas empresas estão em exposição comercial

Um total de 200 empresas ligadas ao sectores de construção, agricultura, banca, comércio e prestação de serviços participam, desde quarta-feira a domingo, no Lubango, na 26.ª Expo-Huíla, um feira comercial e industrial que este ano se realiza sob o lema “Huíla, o futuro da produção nacional”.

Ler Mais

Banco alemão Commerzbank confirma nova linha de crédito para Angola

O banco alemão irá abrir uma nova linha de crédito de 500 milhões de euros com garantias estatais para financiar exportações da Alemanha a Angola. Dinheiro deverá ser usado principalmente para bens de investimento.

Nos próximos dias, será assinado um acordo geral para a concessão de créditos pelo banco privado alemão Commerzbank, com sede em Frankfurt. Com esta nova linha de crédito, o quarto maior banco alemão poderá financiar exportações de empresas alemãs a Angola num total de 500 milhões de euros.

Ler Mais

FMI: Negociações do Programa de assistência já arrancaram

Quase quatro meses depois de anunciado formalmente o pedido de ajuda, Angola e o Fundo Monetário Internacional (FMI) começaram em Luanda, a trabalhar nas negociações do programa Instrumento de Coordenação de Políticas. A equipa do FMI vai ficar em Luanda até dia 14 de Agosto e em cima da mesa destes encontros sectoriais vão estar temas como a evolução do real da economia, o sistema monetário e bancário, o Banco Nacional de Angola (BNA), bem como a execução orçamental, o investimento público e a situção da dívida pública.

Ler Mais

Angola assina acordos de cooperação económica com a África do Sul em agosto

Angola vai assinar em agosto um conjunto de acordos de cooperação económica bilateral estratégica com a África do Sul, disse em entrevista à Lusa o ministro das Relações Exteriores.

Ler Mais

Angola quer entrar nos BRICS – PR

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou hoje que Angola quer ser integrada nos BRICS (bloco de países emergentes que junta Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), beneficiando de ajuda para a reconstrução nacional do país.

Ler Mais

Presidente pede «urgência» na mobilidade de pessoas na organização

O Presidente angolano pediu, esta quarta-feira, em Cabo Verde «atenção e alguma urgência» para a concretização da mobilidade dos cidadãos lusófonos, enquanto o chefe de Estado moçambicano reclamou a total circulação de pessoas, bens e capitais.

Ler Mais

Angola classifica de útil a experiência cabo-verdiana para o processo de descentralização que vai im

O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado angolano, Adão Almeida, classifica de “útil” a experiência cabo-verdiana para o processo da descentralização que o seu país vai implementar em 2020.

Ler Mais

MINFIN pondera criação de Fundo Estabilização Económica

A revisão do modelo de negócio do Fundo Soberano e a criação da lei da responsabilidade fiscal fazem parte do pacote de recomendações resultantes do IX Conselho Consultivo. Os participantes do IX Conselho Consultivo do Ministério das Finanças recomendaram a criação de um fundo de estabilização económica e a revisão do modelo de negócio do Fundo Soberano para actuar como amortecedor fiscal. Para tal, aconselham novas regras fiscais.

Ler Mais

Angola com menos risco e mais recompensa para investidores, diz Consultora Control Risks

"Desde que tomou posse, João Lourenço agiu com notável rapidez e empenho para consolidar a sua autoridade; mais de 100 aliados do seu antecessor foram removidos dos postos, incluindo a filha do antigo Presidente, Isabel dos Santos, líder da Sonangol, e o filho José Filomeno dos Santos, do fundo soberano", escrevem os analistas.

Ler Mais

Presidente da República autoriza importação de viaturas com mais de três anos de fabrico

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, assinou hoje um decreto a introduzir alterações ao regime de importação de viaturas usadas, flexibilizando os termos do processo, tendo em conta o actual contexto de dificuldades nos domínios da aquisição, comércio e assistência técnica de equipamentos rodoviários.

Ler Mais

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou carta a indicar o nome ao Presidente do

Cidadãos de 61 países que pretendam viajar para Angola vão ter de apresentar apenas comprovativos de alojamento e meios de subsistência no pedido de visto de Turismo.

Ler Mais

Mirex aposta na captação de investimento externo

O Ministério das Relações Exteriores tem como uma das grandes prioridades da sua agenda contribuir para a recuperação e o desenvolvimento da economia nacional, em prol do bem-estar social dos angolanos.

Ler Mais

Governo quer investimento privado na área das renováveis

O Governo está a criar condições para o aumentos de investimento privado na produção de energias renovais.

Ler Mais

Voos directos na rota Angola/Cabo Verde serão reabertos

O embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, anunciou hoje, na cidade de Benguela, a reabertura, em breve, de voos directos entre as cidades da Praia e Luanda, com as rotas das companhias de bandeira nacional TAAG ou a TVC.

Ler Mais

Brasil disponibiliza a Angola financiamento de dois biliões de dólares

O Brasil concedeu a Angola um financiamento de 1,6 mil milhões de euros para financiar trocas comerciais e promover o investimento entre os dois países, anunciou em Luanda, o chefe da diplomacia brasileira

Ler Mais

ANGOLA | Novo aeroporto de Luanda só dentro de dois anos

O ministro dos Transportes de Angola disse hoje que o nível de execução das obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda ganhou velocidade, mas a conclusão só deverá acontecer dentro de 24 meses.

Ler Mais

ANGOLA | Presidente angolano manda rever modelo petrolífero e cria agência nacional do setor

A informação consta de um despacho presidencial de final de dezembro, ao qual a Lusa teve hoje acesso, com o qual João Lourenço cria um grupo de trabalho interministerial, coordenado pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, tendo o "objetivo de analisar e atualizar" o Modelo de Reajustamento da Organização do Setor dos Petróleos, aprovado em maio de 2016.

Ler Mais

TAAG deverá retomar voos directos para Praia em Janeiro

Os voos directos entre Praia e Luanda, com escala em São Tomé e Príncipe, deverão retomados no inicio do próximo ano, soube Santiago Magazine de fonte bem posicionada. A rota será mantida pela TAAG e subsidiada pelo Governo angolano.

Ler Mais

ANGOLA | Governador do BNA garante que Kwanza não vai ser desvalorizado

Ler Mais

ANGOLA | Novo bilhete identidade

O novo Bilhete de Identidade integrado é lançado  hoje pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Ler Mais

ANGOLA | Governo altera concessão de vistos e contratação de expatriados até março

O Governo angolano está a preparar uma nova política migratória nacional para facilitar os regimes de concessão de vistos e de contratação de trabalhadores expatriados altamente especializados, segundo o plano para melhorar a situação económica e social do país.

Ler Mais

ANGOLA | Conheça os países com fronteira aberta para Angola

Entre os países que dispensam a apresentação de visto, ou aqueles que garantem a atrbuição do mesmo à chegada ou por via eletrónica, os titulares de passaporte angolano podem entrar em 46 países sem as habituais dores de cabeça burocráticas.

Ler Mais

Mais circulação na lusofonia só se houver razões económicas

O antigo primeiro-ministro de Moçambique Mário Machungo defendeu hoje que enquanto não houver uma necessidade económica o fluxo migratório entre países lusófonos não vai aumentar e a livre circulação nos países da lusofonia não vai acontecer.

Ler Mais

Cabo Verde sobe dois lugares no Índice de Desenvolvimento das TIC´s e ocupa a 4º posição em África

Cabo Verde sobe dois lugares no Índice de Desenvolvimento das TIC´s e ocupa a 4º posição a nível de África

 

Ler Mais

União de Exportadores da CPLP e SABSEG estabelecem parceria na área dos seguros

A União de Exportadores da CPLP celebrou com a SABSEG uma parceria na área dos seguros.

Ler Mais

Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, Brasilia

A XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP decorre nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Ler Mais

Entrevista Exclusiva Maria do Carmo Silveira - Secretária Executiva CPLP

Entrevista exclusiva: Maria do Carmo Silveira, a nova Secretária Executiva da CPLP

Ler Mais

Mário Costa em entrevista à Portugalglobal, revista AICEP

Mário Costa, Presidente da UE-CPLP em entrevista à Portugalglobal, revista mensal da AICEP.

 

 

Ler Mais

Governo timorense e União de Exportadores da CPLP assinam acordo de cooperação

Governo timorense e União de Exportadores da CPLP assinam acordo de cooperação

Ler Mais

Estudo identifica língua portuguesa como “idioma do futuro” para o Reino Unido

Ler Mais